Materiais Didáticos


***Para procurar um material específico, clique em Ctrl + G***


Prezadas professoras e professores.

Na tabela abaixo listamos os diferentes tipos de material pedagógico disponíveis para ajudar a preparar suas aulas. Pedimos que dê o devido crédito aos autores de cada material. Agradecemos sugestões de novos materiais e críticas construtivas aos materiais usados.


Entre em contato com:  

E-mail:  compartilhandocap@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/compartilhandocapufrj/

Instagram: https://www.instagram.com/comptboaspraticas/

Materiais voltados para o Ensino Fundamental II 

Tipo de atividade

Assunto

Resumo 

Autor

Acesso

Experimento: atividade assíncrona






Vídeo do experimento

Átomos e moléculas; Temperatura e agitação molecular

Atividade assíncrona que tem como objetivo estimular a experimentação e auxiliar no aprendizado do conteúdo de átomos e moléculas, a partir da relação entre a temperatura e a agitação molecular. 

Artur Malecha, Beatriz Carneiro, Lucas Zanvettor, Maria Vitória Campagnoli e Mariana Angelo sob orientação da professora Carla Maciel (UFRJ)


PDF do Experimento:

https://drive.google.com/file/d/11yQ27vA9nHIvlnrjptS_IAzEGiCBDFH9/view?usp=sharing


Vídeo do Experimento:

https://youtu.be/xTvVRnByiv0


Roteiro para vídeos 

Adolescência, neurociência 

Roteiro para acompanhar pequenos vídeos produzidos pela neurocientista Suzana Herculano que aborda as mudanças no cérebro durante a adolescência (Inclui os links)  

Carla Maciel e Celina Costa 

(UFRJ) 

https://drive.google.com/file/d/11efjoo9EsP2cpXKy5XY0rtvO2JcnEQo8/view?usp=sharing


Proposta de escrita de uma história (redação: narrativa)

Água: Ciclo da água

Estudo das etapas envolvidas no ciclo da água no ambiente. Atividade de escrita de uma narrativa com conhecimentos sobre o ciclo da água (ensino-aprendizagem de habilidades de escrita autoral).

Maria Matos, (UFRJ) (adaptado de Ângela Bouzan)

https://drive.google.com/file/d/12vm0_7mZLN1C1x9qJNejsuRQtiAavIH7/view?usp=sharing

Oficina pedagógica

Biomas brasileiros

Grupo de atividades para trabalhar biomas brasileiros articulando suas características  biológicas com aspectos socioculturais de suas populações 

Grupo Compartilhando Boas Práticas de Ensino de Ciências e Biologia entre Escolas Públicas

(UFRJ)

https://drive.google.com/drive/folders/1R8pzuJS4p-51VjJDd1199MeymhtMDyc9?usp=sharing

Apresentação de slides

Ciências

Apresentação de slides introduzindo a disciplina Ciências para alunos do 8° e 9° anos. 

Franco Biondo

(SME Maricá RJ)



https://drive.google.com/file/d/1CLwMggzmCSg6P-oalwIQtM74JX5lwpMc/view?usp=sharing



Apresentação de slides 



Roteiro de estudos



Gabarito do roteiro de estudos


Conhecimento científico

Apresentação de slides, roteiro de estudos e gabarito abordando Conhecimento Científico para alunos dos 8º e 9º anos.

Franco Biondo  (SME Maricá RJ)

Slides 

https://drive.google.com/file/d/1LxEy7bCah3a0k5xuBCUSj_15P3Qxzwki/view?usp=sharing

Roteiro de estudos

https://drive.google.com/file/d/1PtszdMhm5qHJzNVZMJQ0AEPlcawt9VK5/view?usp=sharing

Gabarito do roteiro de estudos

https://drive.google.com/file/d/1uRZX1tKKYI0mSA8wT1uB7Xvbulq1RZR9/view?usp=sharing


Apresentação de slides 


Roteiro de estudos



Conhecimento científico; ciências; método científico.

Apresentação de slides e roteiro de estudos que objetificam  refletir acerca da natureza dos conhecimentos científicos e como eles são colocados à prova e se tornam mais confiáveis à medida que isso acontece.

Apresentação de slides: material adaptado do produzido por 

Franco Biondo (SME- Maricá RJ)


Roteiro de estudos: 

Filipe Porto, Pedro Feio e Felipe Araújo (CAp-UFRJ)

Slides

https://drive.google.com/file/d/1E5ijn5slKZDrhV27rAe8JnQbqRstu5Zk/view?usp=share_link

Roteiro de estudos:

https://drive.google.com/file/d/18_DXTEzEg_Qb7jlWUJaNzMt9ab4_wK2_/view?usp=share_link


Experimento

Decomposição

Observação da decomposição de diferentes materiais ao longo de uma semana. visualização de bolores.

Natália Rios (UFRJ)

https://drive.google.com/file/d/1ToX1ChsOGmnU-rNHzDt_l2Byhiw6P7JI/view?usp=sharing


Experimento ilustrativo

Digestão: ação de enzimas digestivas

Experimento de visualização da reação do leite com vinagre. o experimento busca ilustrar o que acontece com alguns alimentos quando entram em contato com os ácidos do estômago

Ciência Hoje das Crianças

http://chc.org.br/artigo/a-quimica-do-seu-estomago/


Jogo:

 Verdade ou Desafio Marinho

Ecologia Marinha

Jogo de perguntas e respostas para abordar assuntos variados sobre Biologia Marinha em sala de aula.

Extensionistas do Projeto da UFRJ “Acessibilidade à Ciências do Mar”: Beatriz Lessa, Monalisa Sousa e Sara Emilly Crisostomo orientadas pela Prof. Gisela Figueiredo.

https://drive.google.com/drive/folders/1ye9Gfn-tdUVMEZ40KaVO60gvuKTWRx_4?usp=sharing


Jogo

Evolução; Seleção Natural

Estudo dirigido com questões para elaborar reflexões sobre o papel da seleção natural na evolução dos seres vivos a partir de uma simulação em ambiente virtual. A simulação integra o projeto PhET da Universidade do Colorado (EUA).

Estudantes de licenciatura em Biologia/UFRJ (2020): Ingrid Diniz, Natalia Barros, Ligia S. Thiago, Lucas Campello, Fernanda Jamel e Raquel Queiroz orientados pela professora Maria Matos (CAp-UFRJ)

https://drive.google.com/file/d/1geGIoS3cndkOGFlAPp_TQQ9sGyz-9ll5/view?usp=sharing

Estudo Dirigido

Exame de Sangue

Material mostra o objetivo, a importância e a composição do exame de sangue

Franco Biondo  (SME Maricá RJ)

https://drive.google.com/file/d/157Hu1XCIt2WXrSbkFdalTMrssrSQFPHl/view?usp=sharing


Experimento

Fermentação microrganismos

Experimento simples de ativação de fermento biológico para visualização da produção de gases da fermentação.

Ciência Hoje das Crianças

http://chc.org.br/artigo/microrganismos-soltam-pum/ 

Preparo culinário 

Fermentação 

Fabricação de um pão  caseiro analisando as etapas a partir dos conhecimentos de fermentação e fungos. 

Natália Rios 

(UFRJ)

https://drive.google.com/file/d/1E5TB_HtjIQeUXKOxiEg_GARYa3y0aRdF/view?usp=sharing


Experimento

Física: centro de massa (física)

Atividade de equilibrar um cabo de vassoura para encontrar seu centro de massa

Ciência hoje das crianças

http://chc.org.br/artigo/voce-e-a-vassoura/

Experimento

Física: Força eletromagnética

Experimento usa bexiga, orégano e um prato para demonstrar a força eletromagnética, que  atua sobre o orégano.

Ciência Hoje das Crianças

http://chc.org.br/artigo/grude-de-oregano/

Experimento 

Física: luz e cores

A atividade consiste em pintar um disco de papel com as cores que compõem a luz branca e girar rapidamente o disco para visualizar o somatório das cores: branco. Permite discutir a ideia de que a luz é composta por diferentes frações de comprimento de onda que caracterizam as diferentes cores. 

Ciência Hoje das Crianças

http://chc.org.br/artigo/as-cores-da-luz/


Experimento

Física: luz e sombra

O experimento muito simples utiliza fósforo e lanterna. Consiste em visualizar a sombra de um fósforo acesso e não identificar a sombra do fogo. Possibilita a discussão do que é a sombra. 

Ciência Hoje das Crianças

http://chc.org.br/artigo/cade-a-sombra/


Experimento

Física: luz e formação de imagem

O experimento demonstra o desvio da luz, visualizando uma seta desenhada em um papel através de uma garrafa PET cheia de água. Ao visualizar através da garrafa a seta “muda” de direção.

Ciência Hoje das Crianças

http://chc.org.br/artigo/grude-de-oregano/

Estudo Dirigido

Fisiologia Humana: Nutrição e Alimentação

Material que mostra a importância da alimentação e da nutrição para o funcionamento do organismo humano 

Franco Biondo  (SME Maricá RJ)

https://drive.google.com/file/d/1HnrCD-6t2PDDkeFIrepNrY31dg386Swe/view?usp=sharing


Estudo Dirigido

Fisiologia Humana: Sistema Digestório

Material mostra o funcionamento do sistema digestório

Franco Biondo  (SME Maricá RJ)

Aula 1

https://drive.google.com/file/d/1A4YSsA42srHiXCCYTtxu7JEF5pgO1mXH/view?usp=sharing

Aula 2

https://drive.google.com/file/d/1IpWOGLlsYuAejjuZlO7OQQ6hrp5GWKBK/view?usp=sharing


Atividade prática assíncrona

Fósseis e Evolução

O material apresenta uma atividade prática  assíncrona sobre a criação de modelos de fósseis.  

Maria Matos (UFRJ)

https://drive.google.com/file/d/161nzw0NfKE0hH2u0HR_JYQAvleDEKMeU/view?usp=sharing


Roteiro para filme

Gravidez adolescente

Roteiro para discussão do filme “Meninas” que aborda a gravidez adolescente. Contém o link para o filme editado (22 minutos)

Grupo Compartilhando Boas Práticas de Ensino de Ciências e Biologia entre Escolas Públicas

(UFRJ)

https://drive.google.com/file/d/1wU29QuMrPFRT9akmgrHEyw2ajCPw-KqD/view?usp=sharing

Estudo Dirigido

Gravidez adolescente

Atividade com interpretação de gráficos e tabelas sobre dados da gravidez adolescente no Brasil

Grupo Compartilhando Boas Práticas de Ensino de Ciências e Biologia entre Escolas Públicas

(UFRJ)

https://drive.google.com/file/d/10B9VqHxy_PU5XPlM0Itabzu46FYYuW-x/view?usp=sharing

Experimento ilustrativo

Higiene: limpeza das mãos

O experimento ilustra a limpeza de mãos usando tinta guache para simular a sujeira e a presença de microorganismos. 

Ciência hoje das Crianças

http://chc.org.br/artigo/maos-limpas/

Jogo

Nutrição; Obesidade

O Fome de Q? consiste num jogo de tabuleiro que aborda o ensino de nutrição e possui como objetivo debater um tema extremamente importante: a obesidade. O material é voltado para os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.  

Coordenação: Carolina Spiegel; Maurício Luz


Desenvolvimento e avaliação: Carolina Spiegel; Cássio Rosse; Camila Campos, Eduardo Azzam, Leandra Melim.


https://drive.google.com/drive/folders/1T9q80iB_fwj5aLXhimrsyrhFYmZA0kVC?usp=sharing


Experimento ilustrativo

Pigmentos vegetais

A atividade propõe tingir ovos cozidos com cenoura, beterraba ou repolho. a partir do experimento é possível visualizar pigmentos vegetais e estimular o consumo de alimentos in natura

Ciência Hoje das Crianças

http://chc.org.br/artigo/ovo-cor-de-cenoura/


Estudo dirigido a partir de um filme (“O veneno está na mesa”).  

Química: Introdução ao estudo da Química (relação com alimentação)

Impactos relacionados ao uso de agrotóxicos no Brasil e estudo das  relações entre química e alimentação (questionamento à ideia de substância química como algo necessariamente tóxico ou nocivo. Ampliação da noção conceitual de substância química). 

Maria Matos (UFRJ)

https://drive.google.com/file/d/19HZNQslF5IDO3yX9iUsh_JHtVSQn-BPS/view?usp=sharing


Preparos culinários

Receitas; Preparos culinários; Alimentação.

Receitas de suco, pão de queijo e cajuzinho para trabalhar com biodiversidade e alimentação na escola. 

Grupo Compartilhando Boas Práticas de Ensino de Ciências e Biologia entre Escolas Públicas

https://drive.google.com/file/d/1I5oKx14dFUIX4WTfICIFgAJcTptCGgpR/view?usp=sharing


Oficina pedagógica

Resíduos Sólidos, lixo

Grupo de atividades pedagógicas para trabalhar a gestão dos resíduos na escola, focando na valorização social dos catadores de resíduos recicláveis

Grupo Compartilhando Boas Práticas de Ensino de Ciências e Biologia entre Escolas Públicas

https://drive.google.com/drive/folders/1EvxubOd66BCV-jC3R1H_xqIDZmHmlwPR?usp=sharing

Plantio de sementes

Sementes: estrutura, germinação, alimentação saudável

Proposta de observação do tempo a partir do tempo de germinação de sementes. Discute a estrutura das sementes, fatores necessários à sua germinação e aborda a alimentação saudável por meio do consumo de sementes. 

Natália Rios e Maria Matos

(UFRJ) 

https://drive.google.com/file/d/1SopzBGRLS-7pzIKTpONB-4GgLf-FzjSM/view?usp=sharing


Apresentação de slides

Sexualidade: Comportamento Animal

Sequência de slides que mostra diferentes formas de comportamento sexual no reino animal. 

Alexandre Brauns

Pedro vargas

Viviane Carnevale

(UFRJ)

https://drive.google.com/file/d/1vzBGoFjHlELl9dU3ZW4TNpKIbYrudBGZ/view?usp=sharing


Estudo Dirigido

Tecido Muscular

Material que mostra os componentes que constituem o tecido muscular

Franco Biondo  (SME Maricá RJ)

https://drive.google.com/file/d/1MxrElReSsT9wR_wByFkyEdGx-oxhtsDN/view?usp=sharing


Estudo Dirigido

Tecido Nervoso

Material que mostra os componentes que constituem o tecido nervoso

Franco Biondo  (SME Maricá RJ)

https://drive.google.com/file/d/1CaQobvXxFGSGl3rD961DFaS3QVrxYp6l/view?usp=sharing


Estudo Dirigido

Tecido Sanguíneo

Material que mostra os componentes que constituem o tecido sanguíneo

Franco Biondo  (SME Maricá RJ)

https://drive.google.com/file/d/1vtFy1htjX4AvfKe9NTqAkAcFyT87N5-G/view?usp=sharing


Estudo Dirigido

Tecidos Conjuntivos

Material que mostra os componentes que constituem os  tecidos conjuntivos

Franco Biondo  (SME Maricá RJ)

Aula 1

https://drive.google.com/file/d/165H2t9Qld315LVuuT2IOn4JqEKdyKTH8/view?usp=sharing

Aula 2

https://drive.google.com/file/d/1WdR6iG0mWoCVptRokIcamAtbFasvenEp/view?usp=sharing


Apresentação de Slides


Atividade

Vacinas e Movimento Antivacina

O material relembra o que é o sistema imunológico e trata  das temáticas de vacinas, movimento antivacina e fakes news. 

Carla Maciel (UFRJ)

Apresentação de Slides

https://drive.google.com/file/d/1nTatKQF6EkhbkKQ6J-pbu-AR-SaEAZMb/view?usp=sharing

Atividade

https://drive.google.com/file/d/1Yrd9EmVP2E6LQUJIbQNcJEH2qGJro89V/view?usp=sharing

Estudo dirigido

Vacinas; a origem da vacina; produção do conhecimento científico.

O estudo dirigido   relaciona a origem da vacina com as descobertas realizadas pelo médico Edward Jenner (917499-1823), cientista inglês que é considerado o pai da imunologia. 

Filipe Porto, Felipe Araújo e Pedro Feio (CAp-UFRJ)


https://drive.google.com/file/d/1UEApN_c9T7piivV_PuG3E2L2akgzDPpa/view?usp=share_link


Experimento

Vegetais: Vasos condutores 

A atividade produz flores coloridas com vasos de água e anilina ou corante alimentício de cores diversas. A partir da visualização da mudança de cor das pétalas das flores é possível discutir o trajeto da água pela estrutura das plantas.

Ciência Hoje das Crianças

http://chc.org.br/artigo/flor-de-arco-iris/


Apresentação de Slides

Vida Saudável 

Dicas para uma vida mais saudável: boa alimentação, bom sono e exercícios físicos.

Adriana, Natalia, Tiago e Vania 


(UFRJ)

https://drive.google.com/file/d/13LQ_38Y8DlaAqn1Fb-mNVmhSK08ZXOQA/view?usp=sharing




Materiais  voltados para o Ensino Médio

Tipo de atividade

Assunto 

Resumo

Autor

Acesso

Fotos, vídeos demonstrativos e de divulgação científica

Anelídeos; Covid

Circulação respiração, anatomia interna e externa e locomoção de anelídeos.

 Hemoglobina de poliqueta para o tratamento da covid.

Paulo Paiva (UFRJ)

http://www.labpoly.intranet.biologia.ufrj.br/zoo2imagens.html

https://www.youtube.com/user/pcpaiva100

Estudo dirigido

Alimentação saudável; guia alimentar; análise de rótulos

O estudo dirigido reflete sobre a nossa alimentação. Será que ela pode ser considerada saudável? O material trata de informações contidas no guia alimentar para a população brasileira e nos alimentos consumidos pelos alunos. 

Carla Maciel

(UFRJ)

https://drive.google.com/file/d/1f4SVgZHQbxiC5Ls-4ZxSLtfC0gI-_XhQ/view?usp=share_link


Estudo dirigido

Ciclos Biogeoquímicos

O estudo dirigido possui atividades assíncronas e interdisciplinares que permitem compreender cada ciclo biogeoquímico (carbono, água, oxigênio e nitrogênio) e discutir como o desequilíbrio deles ameaçam a biodiversidade, a segurança alimentar, a saúde humana e a qualidade da água. 


Licenciandos Claudia Regina Isaías Vasconcelos, Giovanni Vita, Lorrayne Isidoro Gonçalves e Mariana Santos Menezes da Silva com orientação do professor Filipe Porto (UFRJ) 

https://drive.google.com/file/d/1YNv7G5P3T8j24yUC_S_7BkGjM5H0esZv/view?usp=sharing



Texto 

Coronavírus, Fake News 

O texto aborda maneiras de obter informações seguras durante a pandemia da COVID-19 e em outros momentos.

Pedro Feio et al

(UFRJ) 

https://drive.google.com/file/d/13qS_pmzZ_kSh82-zOE5tlZQeoZwATvwQ/view?usp=sharing

Vídeos - divulgação científica

COVID: testes, transmissão e método científico

Quanto tempo os vírus permanecem ativos nos materiais inanimados? Portadores assintomáticos transmitem o coronavírus? Entenda como se descobre.

Maurício Luz (FIOCRUZ)

https://www.youtube.com/channel/UCm41ZI1wv00RzXSWIIULd9g

Aula Prática

Cromatografia

Aula prática sobre  cromatografia em papel para separação de pigmentos vegetais.

Aíla Oliveira Da Silva, João Emanoel De Matos Santos, Raquel Dos

Santos Kjaer orientado pela Professora Bianca Mendes Maciel (UESC)


https://drive.google.com/file/d/1vzbbi1UzkzedTNT6pvsQl7F1je0VXBvz/view?usp=sharing

Estudo Dirigido

Fisiologia animal: Sistemas de defesa

Descreve os sistemas de defesa presentes no reino animal.  

Filipe Porto

https://drive.google.com/file/d/1EQx2C1EZeUYi43VnDalUW3fPtzzrbDoT/view?usp=sharing

Estudo dirigido

Membrana Plasmática: estrutura da membrana. 



A partir da reconstrução de experimentos histórico, apresenta a estrutura da membrana plasmática

Carla Maciel

(UFRJ) 

https://drive.google.com/file/d/1UGDgKEvdc6KBuaDBq1Qv0HIw7ONW2M1K/view?usp=sharing

Aula prática 

Membrana Plasmática: difusão e osmose 


Aula prática sobre difusão e osmose através da membrana

Carla Maciel e Isabel Lima

(UFRJ)

https://drive.google.com/file/d/10A_QZaIGfN5OlifXaXmUtp862ebhIdA6/view?usp=sharing

Estudo dirigido

Membrana Plasmática: difusão facilitada e transporte ativo

Estudo dirigido sobre difusão facilitada e transporte ativo

Carla Maciel

(UFRJ)

https://drive.google.com/file/d/1Q-Bx1iKzVQWrVawqduymF_Uddp2D9KuE/view?usp=sharing

Estudo Dirigido

Morfologia Animal

Discute as similaridades e diferenças entre os animais

Filipe Porto (UFRJ)

https://drive.google.com/file/d/19Aaej-wm2UYdir5KKVVlxiAb_SEvnVHV/view?usp=sharing


Estudo dirigido

Osmorregulação, osmose em hemácias e células vegetais

Interpretações de experimentos de osmose em células animais e vegetais e utilização desse conhecimento para apresentar os problemas osmóticos em peixes de água doce e água salgada

Carla Maciel

(UFRJ)

https://drive.google.com/file/d/1II9sowPWpkVfdn_9Km7jSYkVwO_AtbBN/view?usp=sharing

Estudo dirigido

Proteínas; hemoglobina

A atividade trata-se de um estudo dirigido (ED) sobre a estrutura e função da hemoglobina.  O ED está dividido em 5 partes e os alunos serão separados em grupos para realizar esta atividade.

Mestranda Daiana de Oliveira Gonçalves (UFRJ) com orientação da professora Maria Margarida Gomes

https://drive.google.com/file/d/1NgBIXjHWbCAIJE1bEK88P_qujGTlvqz_/view?usp=share_link


Atividade Assíncrona




Apresentação de Slides



Sais Minerais e Vitaminas; Síndrome da Fome Oculta;

O trabalho aborda os temas Sais Minerais, Vitaminas e a Síndrome da Fome Oculta. A atividade assíncrona consiste numa proposta de produção de um folder, panfleto ou folheto cuja finalidade 

seja conscientizar a   respeito da Síndrome da Fome Oculta. Para embasar e auxiliar na realização da atividade, temos a apresentação de Slides sobre Sais Minerais e Vitaminas.

Licenciandos Ana Tereza Novaes e Luis Bernardo Santos, orientados pelos professores Jorge Marçal e Lucas Guimarães  (UFRJ).

Atividade Assíncrona:

https://drive.google.com/file/d/1A_Z03XW48TOelG8FXmgL70x_p4W9JEMy/view?usp=sharing

 Apresentação de Slides: Atividade

https://drive.google.com/file/d/1tto63E2VNeUXy7dJ_eUdxnG_F3bfIy6E/view?usp=sharing

Apresentação de Slides:

Sais Minerais e Vitaminas

https://drive.google.com/file/d/1kDU2Wl2GCI78zm-zxqbdxgoAJiS-buIz/view?usp=sharing



Aula Prática

Soluções; Reações Químicas

Aula prática sobre soluções e reações químicas que podem ser utilizadas em diferentes contextos pedagógicos

Aíla Oliveira Da Silva, João Emanoel De Matos Santos, Raquel Dos

Santos Kjaer orientado pela Professora Bianca Mendes (UESC)


https://drive.google.com/file/d/1xJ9RC-HhHTnxelEgXjLJglCkXv5SjQFX/view?usp=sharing

Estudo dirigido 

Vida: Definição de vida

Discute a definição de vida baseada em uma lista de características. Propõe uma definição de vida baseada na evolução por seleção natural. 

Filipe Porto

(UFRJ)

https://drive.google.com/file/d/1uT07BR8xz1xRIklff-j6ltE25BhO0ynd/view?usp=sharing

Estudo Dirigido

Vida: Origem da vida

Discute as teorias científicas acerca da origem da vida na Terra 

Filipe Porto

(UFRJ)

https://drive.google.com/file/d/1g1I0dYL2Vhikg0lx1zy7GsIrjJQt_-pj/view?usp=sharing



Imunológico

Sistema Imunológico

Material sobre sistema imunológico construído com base nos princípios da teoria cognitiva da aprendizagem multimídia. O material foi produzido de forma contextualizada, com figuras e linguagem  que buscam  chamar a atenção dos estudantes e motivá-los para a leitura.

Produzido por Camila Lopes e Fernando Amaral (PUC minas)

https://drive.google.com/file/d/1JxUROKSR2XMYzK7XfN4kD70GD6PlYc2_/view?usp=sharing



Materiais de consulta/estudo para o professor

Tipo de material

Assunto

Resumo

Autor

Acesso

Livro eletrônico- Agroecologia escolar: quando professores/as e agricultores/as se encontram

Agroecologia; Educação ambiental. 

Na expectativa de superar o reducionismo que põe a Horta Escolar visando sobretudo produzir um complemento adicional saudável na merenda escolar, a  obra elege dois conceitos teóricos que contribuem para  a formação de uma visão complexa e integrada que insere a Horta Escolar no seu contexto geral da produção alimentar, permitindo uma riqueza de reflexões pedagógicas sem igual. Trata-se da escolha pela Educação Ambiental Crítica e pela Agroecologia, como conceitos básicos de onde se planta a ideia de cultivar as Hortas Escolares.

Livro organizado por Angélica Cosenza, Camila Neves Silva e 

Emanuelle dos Reis


https://drive.google.com/file/d/1IC2337oDEXACG7bjjNKrXXNih333Gfsf/view?usp=sharing


Slides

Alimentação Saudável; Análise de Rótulos.

Uma alimentação saudável depende da ingestão de forma balanceada dos alimentos. Interpretar corretamente os rótulos contribui para que alcancemos esse objetivo, evitemos os excessos e façamos melhores escolhas. 

Isabel Lima

(UFRJ)


https://drive.google.com/file/d/101Ml4_EXePbvCXY4-mhBQRzYRzRTa7Co/view?usp=share_link


Vídeo:Sociobiodiversidade

Alimentação; Diversidade; Hortifruticultura.

O vídeo se trata de um episódio da série de vídeos “Educação Alimentar e Nutricional no Currículo Escolar” do projeto de extensão “Biodiversidade, Cultura Alimentar e Gastronomia” da UFRJ. O vídeo 

 conceitua o termo sociobiodiversidade e também aborda temas como hortifruticulturas não convencionais e sementes crioulas.

Projeto de extensão “Biodiversidade, Cultura Alimentar e Gastronomia” da UFRJ

https://drive.google.com/file/d/1MsI8LCw-gu6KKMm4mZ4Qwdtejckme78f/view?usp=sharing


Slides

Alimentação; Agricultura; Espaço Rural; Ensino de Geografia.

Os slides abordam questões críticas acerca do espaço rural contemporâneo, da agricultura e da alimentação.

Felipe da Silva Machado

CAp-UFRJ 

https://drive.google.com/file/d/19Lm-j6tX2X93BL3xED8CW1fLyJI9dCo3/view?usp=sharing


Slides

Alimentação; Agricultura; Sustentabilidade; Gastronomia.

A apresentação trata sobre questões de sustentabilidade ambiental em nossos meios de produção de alimentos.

Ivan Bursztyn

(UFRJ)

https://drive.google.com/file/d/1BQloPPiw3yis10OfyKIY-cqoubSAYDIu/view?usp=sharing


Livro: Guia Alimentar da população brasileira 

Alimentação Saudável e Sustentável. 

Tendo por pressupostos os direitos à saúde e à alimentação adequada

e saudável, o guia é um documento oficial que aborda os princípios

e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável para a

população brasileira.

Ministério da Saúde 

https://drive.google.com/file/d/1gEYGAguD2ikW47709wTitON-4UPgxjQI/view?usp=sharing

Livro: Guia prático de PANC 

Alimentação saudável e sustentável, Plantas alimentícias não convencionais, PANCS 

Guia prático sobre plantas alimentícias não convencionais 

(PANCS) 

Instituto Kairós

https://drive.google.com/file/d/11nTNQgOMhdz95wzqVT3cymLhjMU2HRTX/view?usp=sharing

Podcast

Alimentação saudável

Episódio: Prato cheio - apresentação

do projeto sobre comer como ato político, com implicações sociais, econômicas e ambientais

O joio e o trigo - Prato cheio

https://open.spotify.com/episode/2GaMpudFN71BKK0BMQGqHx?si=sqHbgNxpQlmCjUTMhcf1cw 

Podcast

Alimentação saudável:

Coronavírus

Episódio: o bem viver e comer. Apresenta discussões sobre o mundo pós-coronavírus, no tocante  à saúde e à alimentação. 

O joio e o trigo - Prato cheio

https://open.spotify.com/episode/6JsAIEs9tDl5XRszuOZ4nC?si=zNIxDJraQ_mGDtU963MUTg

Podcast

Alimentação saudável:

Ultraprocessados

Episódio: parece comida, mas não é. Discute o que  são alimentos ultraprocessados? E por que devemos evitá-los. 

O joio e o trigo - Prato cheio

https://open.spotify.com/episode/7AIighXUsJ9fVpqE4BuZh3?si=Z_rnTArMSOuNVu4GlUfb-A

Texto

Alimentação; saúde e ambiente.

O material se trata de uma compilação do guia alimentar da população brasileira e possui informações importantes a respeito dos alimentos, sua produção e consumo saudável.

Celina Maria de Souza Costa- CAp UFRJ e CEDERJ

https://drive.google.com/file/d/1xFq8RyrGYhSeqlZJQNLgBhEobdSrpzRe/view?usp=share_link


Vídeo (14:40)

Biodiversidade

Distribuição e especiação de 4 espécies de poliquetas da costa brasileira

Paulo Paiva (UFRJ)

https://www.youtube.com/watch?v=0ZiwyTKhAEg&feature=youtu.be

Textos

Biodiversidade

Conceitos; efeitos antrópicos sobre; espécies exóticas; extinção

Paulo

Paiva

(UFRJ)

http://www.labpoly.intranet.biologia.ufrj.br/Biod1.pdf; http://www.labpoly.intranet.biologia.ufrj.br/Biod2.pdf; http://www.labpolintranet.biologia.ufrj.br/Biod3.pdf; http://www.labpoly.intranet.biologia.ufrj.br/Biod4.pd

Artigo Científico

Ciência da Raça Humana; A Origem do Conceito de Raça

O Artigo traz a origem do Conceito de Raça, como a ciência tratou e trata esse tema até hoje

John Willinsky

Artigo: https://drive.google.com/file/d/14iINtT-s1P9x1RP5i3ZkIGIHKSiP6yWq/view?usp=drive_link

 

Apresentação: https://drive.google.com/file/d/1uKBtKQIlu7EuqItPuQ_mLp1BEKvxhwvD/view?usp=drive_link 

Almanaque Ecossocialista de Práticas Educativas

Consumo e lixo; alimentação; territórios; educação ambiental; práticas educativas.

O almanaque possui temas cotidianos e estruturantes que se articulam e se complementam, como consumo e lixo, água, alimentação e territórios. Tais temas são apresentados num acervo amplo de materiais atrativos, com fotografias, charges, links para vídeos e fontes de estudo e um amplo e didático glossário. A cada grande tema, diferentes atividades são sugeridas em articulação com currículos escolares e reflexões a serem feitas em sala.

Produção:: Projeto de extensão e pesquisa “Educação Ambiental com Professores da Educação Básica: Perspectivas Teóricas e Práticas” – EAPEB Coordenação: Maria Jacqueline Girão Soares de Lima (Faculdade de Educação, UFRJ)

https://drive.google.com/file/d/117QuhcANipni52GpEI7Dd9nSxxT9DoZ6/view?usp=sharing



Artigo de divulgação científica 

Coronavírus 

Artigo de divulgação científica que apresenta o histórico e principais achados decorrentes do sequenciamento do SARS-CoV-2

El País 

https://brasil.elpais.com/brasil/2020/05/13/ciencia/1589376940_836113.html?ssm=FB_CC

Artigo de divulgação científica

Coronavírus - método científico

Por que não podemos concluir logo que o remdesivir (ou a cloroquina) é a "bala de prata" tão ansiosamente procurada?

Bernardo de Carvalho (UFRJ)

https://jornalggn.com.br/artigos/teste-de-drogas-contra-a-covid-por-que-os-resultados-conflitantes-por-bernardo-carvalho/

Artigo de divulgação científica

Coronavírus - testes

Há dois tipos de testes em uso, os que detectam o material genético do vírus e os que detectam os anticorpos

Bernardo de Carvalho (UFRJ);

Maurício Luz (FIOCRUZ)

 

https://jornalggn.com.br/artigos/testes-para-covid-19-pcr-sorologia-eo-que-isso-pode-impactar-nossas-vidas-por-bernardo-carvalho-e-mauricio-luz/

Tutorial

Dissecação de camarão

Link com material que pode ser usado para administrar aulas práticas de artópodes.

Amanda Mendes 

(Uerj)

https://sites.google.com/view/materiaiszoologiadeinvertebrad/dissec%C3%A7%C3%A3o-de-camar%C3%A3o


Ebook

Experimentações investigativas para o ensino de ciências

O ebook "Como se Explica" é direcionado a professores dos anos finais do ensino fundamental e a estudantes da educação básica que desejam ensinar e aprender tendo como ponto de partida a curiosidade e a investigação.

Letícia Maria Silva, com orientação de Carla Pinto e  Maria Margarida Gomes

https://drive.google.com/file/d/16PbvFTCEludBVM5omdnBqUVlsMcplLYQ/view?usp=sharing


Site

Estudos Afro-brasileiros; Antropologia

Site de materiais de Estudos Afro-brasileiros numa abordagem pedagógica para graduandos em Licenciaturas e Professores.

Produções dos/das estudantes de Estudos Afro-brasileiros da UFSC

https://eboepistemico.wordpress.com/


Podcast

Eugenia; ciência; exclusão.

Neste episódio é investigada as origens da eugenia e como ela causou estragos no mundo inteiro, inclusive no Brasil - passado e presente. Ainda é revelado um documentário histórico inédito do maior divulgador da eugenia no nosso país.

Eugenia: ciência da exclusão - 

Ciência Suja

https://open.spotify.com/episode/2MRrbyrTQmhw4P474DwuQd?si=Nray9eDHRyCPpkAkpKTVLQ&nd=1


Vídeo (15:52)

Eugenia; ciência; exclusão.

Nessa colaboração com o podcast Ciência Suja, Atila Iamarino discute o conceito de eugenia, que escolhe quem são os bem nascidos que merecem ser privilegiados e como isso está misturado com ciência mal interpretada e mal aplicada. A eugenia foi um fenômeno mundial que também se estabeleceu aqui no Brasil e contou com a participação de pessoas como o escritor Monteiro Lobato.

Atila Iamarino

https://www.youtube.com/watch?v=kWVxwgDT_vA


Tutorial de uso do Active Presenter

Ferramenta de compartilhamento de tela

Tutorial explican

do o funcionamento do aplicativo de compartilhamento de tela Active Presenter

Isabel Lima (UFRJ)

PDF:

https://drive.google.com/file/d/1ak9AoyPrSFYhMpXBYTPEpH0ChVJXm-U5/view?usp=sharing

Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=KMDm2BXGDLY&feature=youtu.be


Roteiros de experimentos

Física - Magnetismo

Sequência didática com experimentos para trabalhar o tema magnetismo no ensino fundamental

Erica Cotias,

Thácyla Martins e Juliana Guevara

(UESC)

https://drive.google.com/file/d/1ZkJ7zUDiLZqq-uZwhAWlDIl4fscAln3K/view?usp=sharing


Oficina Pedagógica

Horta escolar

Slides com materiais e atividades para trabalhar com a horta escolar.

Grupo Compartilhando Boas Práticas de Ensino de Ciências e Biologia entre Escolas Públicas

(UFRJ)

https://drive.google.com/file/d/1675zVwFnhrmWnSjWlLSLSadelCEV6awA/view?usp=sharing



Banco de imagens biológicas

Imagens para aulas

(em inglês)

Site que disponibiliza imagens de domínio público para usar nas aulas (em inglês) 

Open Stax Bio

://httpsopenstax.org/details/books/biology-2e

Banco de imagens em geral

Imagens para aulas

Site que disponibiliza imagens de domínio público para usar nas aulas (busca em português) 

Freepik

https://www.freepik.es/

Manual de Libras

Libras; Libras para Ciências: A Célula e o Corpo Humano 

Este manual tem como objetivo criar sinais para os termos de Ciências que não existem em LIBRAS, melhorando o ensino e a aprendizagem neste campo do conhecimento.


Bruno Iles, Taiane Maria de Oliveira, Rosemary Meneses dos Santos, Jesus Rodrigues Lemos (UFPI)

https://drive.google.com/file/d/1vUHm_QGn1AIoIXmVOITzwiFws0jMX8Ww/view?usp=sharing


Atlas dos Manguezais do Brasil

Manguezais

Esta publicação exibe vários aspectos referentes aos manguezais do Brasil, como os relacionados à sua descoberta, suas diferentes feições e espécies características, seu estado de conservação e seu uso socioeconômico.  

Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

https://drive.google.com/file/d/1ckWbvCY5deJlKa9VWcCGjf_V3zjjqIaQ/view?usp=sharing


Livro: Educação Ambiental sobre Manguezais

Manguezais; Educação Ambiental

Os autores do livro “Educação Ambiental sobre Manguezais” buscaram, em linguagem acessível, expor de forma articulada os conhecimentos disponíveis e suas experiências sobre as diferentes áreas relacionadas ao tema (meio ambiente, ecologia, biologia, geografia, educação, pedagogia, cultura, socioeconomia, políticas públicas, legislação, mitos e crenças, dentre outras).

Organizadores: Marcelo A. A. Pinheiro e Ana Carolina B. Talamoni.

 

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP),

Instituto de Biociências (IB), Câmpus do Litoral Paulista (CLP).


https://drive.google.com/file/d/1SgAV47sNjJhW82AJrMnDNCQfnlNmHXa4/view?usp=sharing



Lista de recursos pedagógicos digitais para serem utilizados com apoio de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC - computadores, celulares ou tablets)

Métodos e Recursos Pedagógicos para Ensino Remoto; Apoio de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC-computadores, celulares ou tablets

Descrição de alguns programas e plataformas digitais que permitem a criação de estratégias e recursos didáticos com uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, como computadores, tablets e celulares. Podem ser muito úteis para o ensino remoto, híbrido ou mesmo complementar ao ensino presencial. A ideia é descrever alguns programas para o(a) professor(a) conhecer e utilizar, caso avalie como adequado para seu objetivo pedagógico.

Licenciandos Felipe Lima, Ingrid Diniz, Livia Carvalho, Lucas Campello, Natalia Barros e Raquel Queiroz com orientação da professora Maria Matos. (UFRJ)

https://drive.google.com/file/d/1uWrdlm5kcagRop7QQLfb4ORqHy92U2Bt/view?usp=sharing


Reportagem-

Breve história de medo e desinformação: os movimentos anti-vacina

Movimentos anti-vacina; Vacina

Reportagem que aborda a história dos movimentos anti-vacina desde o século XVIII até os dias atuais. O material é voltado para anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

Reportagem produzida pelo Espaço Ciência Viva 

http://cienciaviva.org.br/index.php/2020/04/05/breve-historia-do-movimento-anti-vacina/


Pesquisa sobre museus e espaços virtuais de aprendizagem 


Atividades


Tabela com a relação dos museus, plataformas e os links  

Museus e Espaços Virtuais de Aprendizagem 


Materiais, plataformas e recursos virtuais para a realização de atividades síncronas e assíncronas no ensino remoto


Este material possui o objetivo de auxiliar o ensino remoto pesquisando materiais, museus, plataformas e recursos virtuais que permitam a realização de atividades síncronas e assíncronas de forma remota e que ao mesmo tempo despertam o interesse dos alunos.  Constam neste arquivo os recursos pesquisados, algumas atividades e também uma tabela com a relação dos museus, plataformas e os links de forma mais simplificada.

Licenciandos Luísa Ferrer, Matheus Domingues, Matheus Favrat, Tabata Zanesco e Leticia Teles orientados pela professora Natalia Rios (UFRJ)

https://drive.google.com/file/d/1GYARlMsaD9A0HlQ9Oxtrj2QRrk9MM4EW/view?usp=sharing


E-book

Práticas educativas; Ensino de Ciências; estratégias de ensino e aprendizagem; processos pedagógicos.

O e-book se trata de uma mostra de produções do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PPECN) da UFF. São 13 capítulos que abordam temas relativos a processos pedagógicos e/ou estratégias de ensino e aprendizagem de diferentes conceitos científicos. Com autoria de diversos docentes de universidades públicas em parceria com docentes da educação básica, a coletânea contribui para uma formação reflexiva e crítica, apoiada em perspectivas atuais da área de pesquisa e produções no ensino de Ciências

Maria Bernadete Pinto dos Santos 


(UFF)

Florence 

Moellmann Cordeiro de Farias 

(UFF)


Joana Guilares de Aguiar

(UFF)

 

https://drive.google.com/file/d/1RGZDQFpLU2QIsWBPmdI95K4qM0mxnJvR/view?usp=share_link


Oficina Pedagógica

Preparos culinários; receitas; alimentação.

Slides com materiais  e atividades, além de um pdf contendo receitas de preparos culinários (suco, pão de queijo e cajuzinho) que possuem como objetivo trabalhar com biodiversidade e alimentação na escola.

Grupo Compartilhando Boas Práticas de Ensino de Ciências e Biologia entre Escolas Públicas

(UFRJ)

Slides da Oficina:

https://drive.google.com/file/d/1ZMdzy4Mi94Jv69CKN3wQ4gpjp3UHN22E/view?usp=sharing

Receitas da Oficina:

https://drive.google.com/file/d/1I5oKx14dFUIX4WTfICIFgAJcTptCGgpR/view?usp=sharing


Artigo

Raça; cotas raciais; variabilidade genética; relações étnico-raciais

Implementadas a partir de 2002 em diversas universidades públicas, as cotas

para negros e indígenas têm, portanto, grande significado político-social, uma vez

que representam o reconhecimento do racismo e das desigualdades sociorraciais

como aspectos estruturais da sociedade brasileira. 

Fazendo um estudo sobre genética, conceito de raça e direitos humanos numa abordagem pedagógica

Claudia Sepulveda; Diego de Brito Lima;  Mariléa Gonçalves Ribeiro; Juan

Manuel Sánchez Arteaga



Apresentação do artigo: https://drive.google.com/drive/u/3/folders/1vHH9olVwTndZVQIBNHykH1WbZxBLc54y



Lista de Links

Racismo Ambiental; Relações Étnico-Raciais

Lista de Links de artigos, livros, podcasts, revistas de divulgação científica etc. dentro do tema do Racismo Ambiental

Gabriela Silva Trindade - professora de Ciências e Biologia

https://docs.google.com/document/d/1MWNNLWYYGxQQPr4qRq1iolR_am7PSPpt/edit?usp=drive_link&ouid=102350584288151233317&rtpof=true&sd=true

E-book

Receitas; preparos culinários; alimentação.

A AS-PTA (Agricultura Familiar e Agroecologia) organizou e sistematizou um e-book que agrupa as receitas produzidas pelo Empório da Chaya, um coletivo de mulheres agricultoras que se reuniram na luta pela terra e pela necessidade de geração de renda e autonomia. As agricultoras conheceram a chaya na organização comunitária Verdejar Socioambiental em 2014 e, com a estaca da planta na mão que receberam de presente durante a visita, voltaram para o acampamento e começaram seu cultivo, o que transformou a história do coletivo. Atualmente as mulheres se organizam no sítio Recanto do Sabiá, em Paracambi, e, além de oferecerem 13 produtos, também estão cultivando Chaya, criando receitas e novos produtos para o Empório da Chaya.


E-book organizado pelo AS-PTA (Agricultura Familiar e Agroecologia) com as receitas produzidas pelo Empório da Chaya, um coletivo de mulheres agricultoras. 

https://drive.google.com/file/d/1apd6_XOg-5O_9k-oZuhHcjKxM1cbNfJC/view?usp=sharing


Artigo

Relações Étnico-raciais na Educação

Uma proposta teórico-metodológica para desconstrução de estereótipos nos Estudos Étnico-raciais na Educação de Ciências e Biologia


Artigo produzido por Douglas Verrangia, publicado na Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia – SBEnBio, - ISSN: 2763-8898 - vol.15, nesp2, p. 492-512, 2022

PDF:

https://drive.google.com/file/d/1sm1U8WzkobIVoPxd2hdTMQX8c9oU2NWn/view?usp=sharing


Apresentação:

https://drive.google.com/file/d/1_4ak2ArArD7LikYMGj5f8PwILkW3DoOa/view?usp=drive_link


Livro: O seu Incrível Sistema Imune

Sistema Imunológico

O material é voltado para o ensino de imunologia na educação básica (anos finais do ensino fundamental e ensino médio) e tem o objetivo de tornar a imunologia acessível ao público, ajudando-os a entender melhor como o sistema imune funciona. 

Livro produzido  pela Sociedade Japonesa de Imunologia (JSI)  e traduzido por João Paulo M do Carmo (PhD)

https://drive.google.com/file/d/15N_ss1OLiX5j-yqvgKjl5SgXXgvkMLrG/view?usp=sharing


Livro paradidático: Explorando o Sistema Imunológico

Sistema Imunológico

Material sobre sistema imunológico construído com base nos princípios da teoria cognitiva da aprendizagem multimídia. O material foi produzido de forma contextualizada, com figuras e linguagem  que buscam  chamar a atenção dos estudantes e motivá-los para a leitura.

Produzido por Camila Lopes e Fernando Amaral (PUC minas)

https://drive.google.com/file/d/1JxUROKSR2XMYzK7XfN4kD70GD6PlYc2_/view?usp=sharing




VÍDEOS SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NUMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA

Indicados para Alunos do Ensino Fundamental

Título do vídeo

Link do Vídeo

Resumo do vídeo no YouTube

Análise do vídeo

Resumo dos vídeos

Racismo recreativo e a piada que oprime | Minuto Futura

https://www.youtube.com/watch?v=xBzg5jzefwI

O termo racismo recreativo se refere às "piadas" que utilizam a raça para ridicularizar, constranger e inferiorizar pessoas negras e indígenas.

https://acesse.one/b7AbC

O vídeo "Racismo recreativo e a piada que oprime" aborda a questão do racismo nas brincadeiras e piadas feitas de forma recorrente na sociedade. A apresentadora inicia o vídeo falando sobre um caso específico em que uma pessoa fez uma piada sobre um jogador de futebol negro, reforçando estereótipos raciais.
Ela explica que esse tipo de comportamento é conhecido como "racismo recreativo", ou seja, quando pessoas fazem piadas raciais com a intenção de serem engraçadas, sem perceberem o impacto negativo que isso pode causar. Esse tipo de racismo é considerado opressivo, pois reforça estereótipos e discriminação racial, mesmo que de uma forma aparentemente inofensiva.
O vídeo destaca que o racismo recreativo pode banalizar a questão racial e desvalorizar a luta contra o racismo, tornando-o uma forma de entretenimento. Isso é preocupante, pois contribui para a perpetuação do preconceito e dificulta o avanço na conquista da igualdade racial.
A apresentadora conclui o vídeo destacando a importância de conscientização e reflexão sobre o impacto dessas piadas na vida das pessoas. Ela ressalta que é necessário entender que o racismo não é apenas um problema individual, mas sim estrutural e social, que afeta a vida diária das pessoas negras. Assim, todos devem se esforçar para combater o racismo recreativo e promover a igualdade racial.

Interfaces do Racismo: Racismo Religioso

https://www.youtube.com/watch?v=ExYG4-M-rsM

A campanha Interfaces do Racismo é composta por quatro mini-documentários de até 10 minutos divididos em quatro eixos: racismo estrutural, racismo institucional, racismo ambiental e racismo religioso. A divulgação dos vídeos é semanal.
No quarto e último episódio da série, são abordadas questões sobre o Racismo Religioso.
Este vídeo é uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Políticas Etnorraciais e foi produzido pela Assessoria de Comunicação da Defensoria Pública da União.

https://l1nk.dev/9vNlR

O vídeo "Interfaces do Racismo: Racismo Religioso" do canal DPU aborda a questão do racismo religioso no Brasil. O vídeo começa com uma breve contextualização sobre o racismo no país e a importância de discutir esse tema.
Em seguida, são apresentados exemplos de casos de racismo religioso, onde afro-religiosos são vítimas de intolerância religiosa e violência por conta de sua fé. Através de relatos de vítimas e especialistas, é destacado como essa forma de racismo é um reflexo da estrutura racista presente na sociedade brasileira.
O vídeo destaca que as religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda, têm sido alvos recorrentes desse racismo religioso, sofrendo discriminação, perseguição e ataques tanto físicos quanto verbais.
São apresentados depoimentos de pessoas que já sofreram racismo religioso e compartilham suas experiências, evidenciando o impacto emocional e psicológico que essa forma de discriminação causa.
Além disso, é explicado o contexto histórico do racismo religioso no Brasil, destacando como as religiões afro-brasileiras foram alvo de perseguições e proibições ao longo dos anos, com base em estereótipos e preconceitos.
O vídeo ressalta a importância de combater o racismo religioso através da conscientização, da promoção da diversidade religiosa e da garantia de direitos e proteção às vítimas.
Por fim, são apresentadas as formas de denunciar casos de racismo religioso, como procurar a Defensoria Pública da União (DPU) e os órgãos responsáveis pela defesa dos direitos humanos.
O objetivo do vídeo é sensibilizar o público para esse tema e estimular a reflexão sobre a necessidade de combater o racismo religioso, promovendo maior inclusão e respeito às diversas religiões presentes no Brasil.

O que é racismo reverso?

https://www.youtube.com/watch?v=gGAvzLVEGlM

Neste vídeo são apresentadas as raízes históricas conceituais do Racismo.

https://acesse.one/EZGP8

O vídeo "O que é racismo reverso?" do canal Caçador de Histórias aborda o conceito de racismo reverso e explora suas diferentes perspectivas. O apresentador começa definindo o racismo como a discriminação e o preconceito baseados na raça, mas destaca que o racismo também envolve questões de poder e estruturas sociais.
Em seguida, o vídeo discute o racismo reverso, que é um termo utilizado para descrever situações em que indivíduos de grupos historicamente privilegiados enfrentam discriminação ou preconceito por parte de grupos historicamente oprimidos. No entanto, o vídeo argumenta que o racismo reverso não é um conceito válido.
O apresentador destaca que os grupos historicamente oprimidos não detêm o poder institucional para criar e sustentar um sistema racista, ao contrário dos grupos historicamente privilegiados. Ele enfatiza a importância de entender o racismo como um problema estrutural que afeta negativamente grupos inteiros de pessoas, não apenas indivíduos isolados.
O vídeo também aborda algumas críticas ao termo racismo reverso e argumenta que ele é baseado em uma perspectiva individualista, destacando que é importante analisar as questões raciais sob uma lente histórica e sociocultural.
No final, o vídeo conclui que o racismo reverso não é um conceito válido, e que o foco deve estar na luta contra o racismo estrutural e na busca por igualdade de oportunidades para todos.

Racismo Cultural

https://www.youtube.com/watch?v=MKd92SMbYGA&t=18s

Primeiro estudo realizado com bonecas sobre a educação e cultura em torno do esteriótipo do ideal e perfeito no meio social.

https://acesse.one/8z6DX

O vídeo aborda o tema do racismo cultural através de um estudo realizado com bonecas. A intenção do estudo é analisar a influência da educação e da cultura na formação dos estereótipos do ideal e do perfeito na sociedade.
O experimento consiste em entrevistas com crianças de diferentes idades, em que são apresentadas duas bonecas: uma boneca negra e uma boneca branca. A pesquisa busca avaliar a percepção das crianças em relação a beleza, inteligência, bondade e preferência por uma das bonecas.
No vídeo, é mostrado que todas as crianças negras atribuem características mais positivas à boneca branca. Elas afirmam que a boneca branca é mais bonita, inteligente e bondosa, enquanto a boneca negra é vista de forma negativa, como feia e má.
Esses resultados demonstram como a cultura e a educação podem influenciar na internalização de estereótipos raciais desde a infância, perpetuando ideias de superioridade racial e reforçando a discriminação e o preconceito.

Indicados para Alunos do Ensino Médio

Título do vídeo

Link do Vídeo

Resumo do vídeo no YouTube

Análise do vídeo

Resumo do blog

RACISMO CIENTÍFICO

https://www.youtube.com/watch?v=ytOZYZp5yD0

Quais os desdobramentos do racismo científico na vida e no cotidiano da população preta desde o seu nascimento?
Este é o sétimo episódio da quarta temporada do programa Nós.

https://acesse.one/XDRat

O vídeo "RACISMO CIENTÍFICO" do canal Rodrigo Franca aborda os impactos do racismo científico na vida diária da população negra desde o nascimento. O racismo científico é a crença pseudocientífica de que existem diferenças biológicas entre as raças humanas, sugerindo que certas raças seriam superiores a outras.
O vídeo começa apresentando a história do racismo científico, que teve seu auge nos séculos XVIII e XIX, quando pesquisadores e cientistas colonizadores brancos utilizavam supostas evidências científicas para justificar a exploração e opressão dos povos negros. Eles promoviam a ideia de que os negros eram inferiores em termos de inteligência, caráter e capacidades físicas.
Em seguida, o vídeo discute como o racismo científico ainda persiste na sociedade atual, apesar de não ser mais aceito abertamente. Essas ideias racistas foram internalizadas e influenciam as interações e oportunidades da população negra, tanto no acesso à educação, ao trabalho, quanto na representação nos meios de comunicação e na política.
O vídeo também aborda os estereótipos e preconceitos baseados no racismo científico, que perpetuam a imagem do negro como perigoso, promíscuo, preguiçoso, entre outros. Esses estereótipos têm consequências negativas para a população negra, como a discriminação racial, violência policial, desigualdade salarial e acesso limitado a recursos, serviços e oportunidades.
Além disso, o vídeo destaca a importância de desconstruir o racismo científico e promover a valorização da cultura e história negras. É necessário combater o mito da inferioridade racial e reconhecer a diversidade e igualdade entre os seres humanos, valorizando a contribuição dos diferentes grupos étnicos para a sociedade.
Em resumo, o vídeo aborda os desdobramentos do racismo científico na vida e no cotidiano da população negra, mostrando como essa crença pseudocientífica tem impactos negativos nas oportunidades, estereótipos e discriminação enfrentados por essa população desde o seu nascimento.

Interfaces do Racismo: Racismo Ambiental

https://www.youtube.com/watch?v=3IxobCS1n-k

A campanha Interfaces do Racismo é composta por quatro mini-documentários de até 10 minutos divididos em quatro eixos: racismo estrutural, racismo institucional, racismo ambiental e racismo religioso. A divulgação dos vídeos é semanal.
No terceiro episódio da série, são abordadas questões sobre o Racismo Ambiental.
Este vídeo é uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Políticas Etnorraciais e foi produzido pela Assessoria de Comunicação da Defensoria Pública da União.

https://acesse.one/9Glf1

O vídeo "Interfaces do Racismo: Racismo Ambiental" aborda a questão do racismo ambiental no Brasil. Produzido pela Assessoria de Comunicação da Defensoria Pública da União, o vídeo é uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Políticas Etnorraciais.
O conteúdo do vídeo explora como a questão racial está intrinsecamente ligada à preservação ambiental e aos danos causados às comunidades tradicionais, especialmente as comunidades negras e indígenas. O racismo ambiental é definido como a prática de expor essas comunidades a riscos ambientais, como poluição, desmatamento, contaminação de água, entre outros.
O vídeo apresenta depoimentos de especialistas e representantes de diferentes organizações, que discutem os impactos do racismo ambiental na vida das comunidades afetadas. São abordadas as injustiças sociais, discriminação e violações de direitos humanos que ocorrem devido à falta de políticas públicas efetivas e à ausência de participação das comunidades afetadas na definição de projetos desenvolvidos em seus territórios.
Além disso, o vídeo destaca a luta dessas comunidades na defesa de seus territórios e na busca por justiça e reparação.
O vídeo conclui ressaltando a necessidade de criar uma consciência coletiva sobre o racismo ambiental e o papel fundamental da sociedade em combater essa forma de discriminação. Ele incentiva a reflexão e ações para promover a justiça ambiental e étnico-racial, visando a construção de uma sociedade mais igualitária e sustentável.

O QUE É RACISMO ESTRUTURAL? | Silvio Almeida

https://www.youtube.com/watch?v=PD4Ew5DIGrU

O filósofo do direito e presidente do Instituto Luiz Gama Silvio Almeida, autor de "Sartre: direito e política" (https://tinyurl.com/qnyhvf5) destrincha didaticamente o conceito de racismo estrutural neste depoimento colhido por Artur Renzo para a TV Boitempo. Silvio Almeida é o coordenador do dossiê especial sobre "Marxismo e a questão racial" da revista da Boitempo, a "Margem Esquerda" (https://bit.ly/2Yvm6P3).

https://l1nk.dev/7V6tB

Neste vídeo, o filósofo do direito Silvio Almeida discute o conceito de racismo estrutural. Ele explica que o racismo estrutural não se limita a atitudes individuais de discriminação racial, mas se refere a um sistema de opressão que está enraizado nas estruturas sociais, econômicas e políticas de uma sociedade.
Almeida destaca que o racismo estrutural é uma forma de desigualdade sistemática que afeta diversas áreas da vida das pessoas negras, desde o acesso a empregos, educação, saúde, moradia e justiça. Ele ressalta que essas desigualdades não são acidentais, mas sim resultado de um sistema que beneficia alguns grupos em detrimento de outros.
O filósofo também aborda a relação entre racismo estrutural e o colonialismo, destacando que o racismo é uma herança do processo de colonização, no qual os europeus impuseram sua suposta superioridade racial sobre os povos colonizados. Ele argumenta que o racismo se consolidou como um sistema de opressão que perpetua essa hierarquia racial.
Almeida destaca a importância de entender o racismo estrutural para combater efetivamente as desigualdades raciais. Ele ressalta que é necessário reconhecer que o racismo não é apenas um problema individual, mas sim um problema social que exige transformações profundas nas estruturas da sociedade. Ele enfatiza a importância de políticas públicas que busquem reverter as desigualdades raciais e promover a inclusão e igualdade para todos.

Diário Antirracista - Dia 11 - Racismo Publicitário

https://www.youtube.com/watch?v=MwMUiI_9ZP8

A protagonista do vídeo de hoje é a Thais Ferreira (segue ela no insta @sou_thaisferreira) https://www.instagram.com/sou_thaisfe....
Preta, mulher, mãe e ativista. Cria da periferia do Rio de Janeiro, líder comunitária há 14 anos. Especialista em Saúde da Mulher e Primeira Infância. É parte do Coletivo MASSA/RJ, colaboradora do Odarah Cultura e Missão. Co-idealizadora do movimento Segura a Curva das Mães.

 

No vídeo "Diário Antirracista - Dia 11 - Racismo Publicitário", Thais Ferreira discute o tema do racismo na publicidade. Thais é uma mulher negra, mãe, ativista e líder comunitária da periferia do Rio de Janeiro. Ela é especialista em Saúde da Mulher e Primeira Infância, faz parte do Coletivo MASSA/RJ, colabora com o Odarah Cultura e Missão e é coidealizadora do movimento Segura a Curva das Mães.
Thais aborda a maneira como o racismo está presente na publicidade brasileira, perpetuando estereótipos racistas e reforçando a invisibilidade das pessoas negras na mídia. Ela destaca a importância de questionar e problematizar esses anúncios e campanhas, devolvendo a voz e o protagonismo para a comunidade negra.
Thais também enfatiza a necessidade de maior diversidade nos processos de criação e produção publicitária, contemplando profissionais negros em todas as etapas desse processo.
No final do vídeo, Thais convida os espectadores a refletirem sobre os impactos do racismo publicitário em suas vidas e no mundo ao seu redor, destacando a importância de se informar, se educar e criar estratégias para combater essa forma de discriminação.

Interfaces do Racismo: Racismo Institucional

https://www.youtube.com/watch?v=3lKaM-6dVOU

A campanha Interfaces do Racismo é composta por quatro mini-documentários de até 10 minutos divididos em quatro eixos: racismo estrutural, racismo institucional, racismo ambiental e racismo religioso. A divulgação dos vídeos será semanal.
No segundo episódio da série, são abordadas questões sobre o Racismo Institucional.
Este vídeo é uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Políticas Etnorraciais e foi produzido pela Assessoria de Comunicação da Defensoria Pública da União.

 

No vídeo do canal DPU intitulado "Interfaces do Racismo: Racismo Institucional", é discutido o conceito de racismo institucional e suas manifestações na sociedade.
Começando com uma definição básica, o racismo institucional é caracterizado por práticas, políticas ou comportamentos que discriminam determinados grupos raciais ou étnicos dentro das estruturas e instituições da sociedade. Essas práticas muitas vezes são enraizadas em sistemas de poder e privilégio, reforçando desigualdades e perpetuando estereótipos negativos sobre esses grupos.
O vídeo explora diferentes exemplos de racismo institucional, incluindo ações policiais discriminatórias, disparidades no sistema de justiça criminal, segregação urbana, falta de representatividade política e acesso desigual a serviços básicos, como saúde e educação.
São destacados casos emblemáticos de racismo institucional, como a abordagem desproporcional e violenta da polícia contra pessoas negras, a criminalização da pobreza que afeta principalmente comunidades racializadas e a implementação de políticas públicas que marginalizam esses grupos.
O vídeo também enfatiza a importância de se reconhecer e combater o racismo institucional, destacando a necessidade de ações e políticas afirmativas para promover a igualdade racial.
Por fim, o vídeo conclui com um apelo à mudança, clamando por uma sociedade mais justa e igualitária, onde o racismo institucional seja reconhecido e combatido de forma efetiva.

 

 

 

 

 

 

Formulário de avaliação dos materiais disponíveis:

Nenhum comentário:

Postar um comentário