Tipo de material | Assunto | Resumo | Autor | Acesso |
Livro eletrônico- Agroecologia escolar: quando professores/as e agricultores/as se encontram | Agroecologia; Educação ambiental. | Na expectativa de superar o reducionismo que põe a Horta Escolar visando sobretudo produzir um complemento adicional saudável na merenda escolar, a obra elege dois conceitos teóricos que contribuem para a formação de uma visão complexa e integrada que insere a Horta Escolar no seu contexto geral da produção alimentar, permitindo uma riqueza de reflexões pedagógicas sem igual. Trata-se da escolha pela Educação Ambiental Crítica e pela Agroecologia, como conceitos básicos de onde se planta a ideia de cultivar as Hortas Escolares. | Livro organizado por Angélica Cosenza, Camila Neves Silva e Emanuelle dos Reis
| https://drive.google.com/file/d/1IC2337oDEXACG7bjjNKrXXNih333Gfsf/view?usp=sharing
|
Slides | Alimentação Saudável; Análise de Rótulos. | Uma alimentação saudável depende da ingestão de forma balanceada dos alimentos. Interpretar corretamente os rótulos contribui para que alcancemos esse objetivo, evitemos os excessos e façamos melhores escolhas. | Isabel Lima (UFRJ)
| https://drive.google.com/file/d/101Ml4_EXePbvCXY4-mhBQRzYRzRTa7Co/view?usp=share_link
|
Vídeo:Sociobiodiversidade | Alimentação; Diversidade; Hortifruticultura. | O vídeo se trata de um episódio da série de vídeos “Educação Alimentar e Nutricional no Currículo Escolar” do projeto de extensão “Biodiversidade, Cultura Alimentar e Gastronomia” da UFRJ. O vídeo conceitua o termo sociobiodiversidade e também aborda temas como hortifruticulturas não convencionais e sementes crioulas. | Projeto de extensão “Biodiversidade, Cultura Alimentar e Gastronomia” da UFRJ | https://drive.google.com/file/d/1MsI8LCw-gu6KKMm4mZ4Qwdtejckme78f/view?usp=sharing
|
Slides | Alimentação; Agricultura; Espaço Rural; Ensino de Geografia. | Os slides abordam questões críticas acerca do espaço rural contemporâneo, da agricultura e da alimentação. | Felipe da Silva Machado CAp-UFRJ | https://drive.google.com/file/d/19Lm-j6tX2X93BL3xED8CW1fLyJI9dCo3/view?usp=sharing
|
Slides | Alimentação; Agricultura; Sustentabilidade; Gastronomia. | A apresentação trata sobre questões de sustentabilidade ambiental em nossos meios de produção de alimentos. | Ivan Bursztyn (UFRJ) | https://drive.google.com/file/d/1BQloPPiw3yis10OfyKIY-cqoubSAYDIu/view?usp=sharing
|
Livro: Guia Alimentar da população brasileira | Alimentação Saudável e Sustentável. | Tendo por pressupostos os direitos à saúde e à alimentação adequada e saudável, o guia é um documento oficial que aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável para a população brasileira. | Ministério da Saúde | https://drive.google.com/file/d/1gEYGAguD2ikW47709wTitON-4UPgxjQI/view?usp=sharing |
Livro: Guia prático de PANC | Alimentação saudável e sustentável, Plantas alimentícias não convencionais, PANCS | Guia prático sobre plantas alimentícias não convencionais (PANCS) | Instituto Kairós | https://drive.google.com/file/d/11nTNQgOMhdz95wzqVT3cymLhjMU2HRTX/view?usp=sharing |
Podcast | Alimentação saudável | Episódio: Prato cheio - apresentação do projeto sobre comer como ato político, com implicações sociais, econômicas e ambientais. | O joio e o trigo - Prato cheio | https://open.spotify.com/episode/2GaMpudFN71BKK0BMQGqHx?si=sqHbgNxpQlmCjUTMhcf1cw |
Podcast | Alimentação saudável: Coronavírus | Episódio: o bem viver e comer. Apresenta discussões sobre o mundo pós-coronavírus, no tocante à saúde e à alimentação. | O joio e o trigo - Prato cheio | https://open.spotify.com/episode/6JsAIEs9tDl5XRszuOZ4nC?si=zNIxDJraQ_mGDtU963MUTg |
Podcast | Alimentação saudável: Ultraprocessados | Episódio: parece comida, mas não é. Discute o que são alimentos ultraprocessados? E por que devemos evitá-los. | O joio e o trigo - Prato cheio | https://open.spotify.com/episode/7AIighXUsJ9fVpqE4BuZh3?si=Z_rnTArMSOuNVu4GlUfb-A |
Texto | Alimentação; saúde e ambiente. | O material se trata de uma compilação do guia alimentar da população brasileira e possui informações importantes a respeito dos alimentos, sua produção e consumo saudável. | Celina Maria de Souza Costa- CAp UFRJ e CEDERJ | https://drive.google.com/file/d/1xFq8RyrGYhSeqlZJQNLgBhEobdSrpzRe/view?usp=share_link
|
Vídeo (14:40) | Biodiversidade | Distribuição e especiação de 4 espécies de poliquetas da costa brasileira | Paulo Paiva (UFRJ) | https://www.youtube.com/watch?v=0ZiwyTKhAEg&feature=youtu.be |
Textos | Biodiversidade | Conceitos; efeitos antrópicos sobre; espécies exóticas; extinção | Paulo Paiva (UFRJ) | http://www.labpoly.intranet.biologia.ufrj.br/Biod1.pdf; http://www.labpoly.intranet.biologia.ufrj.br/Biod2.pdf; http://www.labpolintranet.biologia.ufrj.br/Biod3.pdf; http://www.labpoly.intranet.biologia.ufrj.br/Biod4.pd |
Artigo Científico | Ciência da Raça Humana; A Origem do Conceito de Raça | O Artigo traz a origem do Conceito de Raça, como a ciência tratou e trata esse tema até hoje | John Willinsky | Artigo: https://drive.google.com/file/d/14iINtT-s1P9x1RP5i3ZkIGIHKSiP6yWq/view?usp=drive_link Apresentação: https://drive.google.com/file/d/1uKBtKQIlu7EuqItPuQ_mLp1BEKvxhwvD/view?usp=drive_link |
Almanaque Ecossocialista de Práticas Educativas | Consumo e lixo; alimentação; territórios; educação ambiental; práticas educativas. | O almanaque possui temas cotidianos e estruturantes que se articulam e se complementam, como consumo e lixo, água, alimentação e territórios. Tais temas são apresentados num acervo amplo de materiais atrativos, com fotografias, charges, links para vídeos e fontes de estudo e um amplo e didático glossário. A cada grande tema, diferentes atividades são sugeridas em articulação com currículos escolares e reflexões a serem feitas em sala. | Produção:: Projeto de extensão e pesquisa “Educação Ambiental com Professores da Educação Básica: Perspectivas Teóricas e Práticas” – EAPEB Coordenação: Maria Jacqueline Girão Soares de Lima (Faculdade de Educação, UFRJ) | https://drive.google.com/file/d/117QuhcANipni52GpEI7Dd9nSxxT9DoZ6/view?usp=sharing
|
Artigo de divulgação científica | Coronavírus | Artigo de divulgação científica que apresenta o histórico e principais achados decorrentes do sequenciamento do SARS-CoV-2 | El País | https://brasil.elpais.com/brasil/2020/05/13/ciencia/1589376940_836113.html?ssm=FB_CC |
Artigo de divulgação científica | Coronavírus - método científico | Por que não podemos concluir logo que o remdesivir (ou a cloroquina) é a "bala de prata" tão ansiosamente procurada? | Bernardo de Carvalho (UFRJ) | https://jornalggn.com.br/artigos/teste-de-drogas-contra-a-covid-por-que-os-resultados-conflitantes-por-bernardo-carvalho/ |
Artigo de divulgação científica | Coronavírus - testes | Há dois tipos de testes em uso, os que detectam o material genético do vírus e os que detectam os anticorpos | Bernardo de Carvalho (UFRJ); Maurício Luz (FIOCRUZ) | https://jornalggn.com.br/artigos/testes-para-covid-19-pcr-sorologia-eo-que-isso-pode-impactar-nossas-vidas-por-bernardo-carvalho-e-mauricio-luz/ |
Tutorial | Dissecação de camarão | Link com material que pode ser usado para administrar aulas práticas de artópodes. | Amanda Mendes (Uerj) | https://sites.google.com/view/materiaiszoologiadeinvertebrad/dissec%C3%A7%C3%A3o-de-camar%C3%A3o
|
Ebook | Experimentações investigativas para o ensino de ciências | O ebook "Como se Explica" é direcionado a professores dos anos finais do ensino fundamental e a estudantes da educação básica que desejam ensinar e aprender tendo como ponto de partida a curiosidade e a investigação. | Letícia Maria Silva, com orientação de Carla Pinto e Maria Margarida Gomes | https://drive.google.com/file/d/16PbvFTCEludBVM5omdnBqUVlsMcplLYQ/view?usp=sharing
|
Site | Estudos Afro-brasileiros; Antropologia | Site de materiais de Estudos Afro-brasileiros numa abordagem pedagógica para graduandos em Licenciaturas e Professores. | Produções dos/das estudantes de Estudos Afro-brasileiros da UFSC | https://eboepistemico.wordpress.com/
|
Podcast | Eugenia; ciência; exclusão. | Neste episódio é investigada as origens da eugenia e como ela causou estragos no mundo inteiro, inclusive no Brasil - passado e presente. Ainda é revelado um documentário histórico inédito do maior divulgador da eugenia no nosso país. | Eugenia: ciência da exclusão - Ciência Suja | https://open.spotify.com/episode/2MRrbyrTQmhw4P474DwuQd?si=Nray9eDHRyCPpkAkpKTVLQ&nd=1
|
Vídeo (15:52) | Eugenia; ciência; exclusão. | Nessa colaboração com o podcast Ciência Suja, Atila Iamarino discute o conceito de eugenia, que escolhe quem são os bem nascidos que merecem ser privilegiados e como isso está misturado com ciência mal interpretada e mal aplicada. A eugenia foi um fenômeno mundial que também se estabeleceu aqui no Brasil e contou com a participação de pessoas como o escritor Monteiro Lobato. | Atila Iamarino | https://www.youtube.com/watch?v=kWVxwgDT_vA
|
Tutorial de uso do Active Presenter | Ferramenta de compartilhamento de tela | Tutorial explican do o funcionamento do aplicativo de compartilhamento de tela Active Presenter | Isabel Lima (UFRJ) | PDF: https://drive.google.com/file/d/1ak9AoyPrSFYhMpXBYTPEpH0ChVJXm-U5/view?usp=sharing Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=KMDm2BXGDLY&feature=youtu.be
|
Roteiros de experimentos | Física - Magnetismo | Sequência didática com experimentos para trabalhar o tema magnetismo no ensino fundamental | Erica Cotias, Thácyla Martins e Juliana Guevara (UESC) | https://drive.google.com/file/d/1ZkJ7zUDiLZqq-uZwhAWlDIl4fscAln3K/view?usp=sharing
|
Oficina Pedagógica | Horta escolar | Slides com materiais e atividades para trabalhar com a horta escolar. | Grupo Compartilhando Boas Práticas de Ensino de Ciências e Biologia entre Escolas Públicas (UFRJ) | https://drive.google.com/file/d/1675zVwFnhrmWnSjWlLSLSadelCEV6awA/view?usp=sharing
|
Banco de imagens biológicas | Imagens para aulas (em inglês) | Site que disponibiliza imagens de domínio público para usar nas aulas (em inglês) | Open Stax Bio | ://httpsopenstax.org/details/books/biology-2e |
Banco de imagens em geral | Imagens para aulas | Site que disponibiliza imagens de domínio público para usar nas aulas (busca em português) | Freepik | https://www.freepik.es/ |
Manual de Libras | Libras; Libras para Ciências: A Célula e o Corpo Humano | Este manual tem como objetivo criar sinais para os termos de Ciências que não existem em LIBRAS, melhorando o ensino e a aprendizagem neste campo do conhecimento.
| Bruno Iles, Taiane Maria de Oliveira, Rosemary Meneses dos Santos, Jesus Rodrigues Lemos (UFPI) | https://drive.google.com/file/d/1vUHm_QGn1AIoIXmVOITzwiFws0jMX8Ww/view?usp=sharing
|
Atlas dos Manguezais do Brasil | Manguezais | Esta publicação exibe vários aspectos referentes aos manguezais do Brasil, como os relacionados à sua descoberta, suas diferentes feições e espécies características, seu estado de conservação e seu uso socioeconômico. | Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade | https://drive.google.com/file/d/1ckWbvCY5deJlKa9VWcCGjf_V3zjjqIaQ/view?usp=sharing
|
Livro: Educação Ambiental sobre Manguezais | Manguezais; Educação Ambiental | Os autores do livro “Educação Ambiental sobre Manguezais” buscaram, em linguagem acessível, expor de forma articulada os conhecimentos disponíveis e suas experiências sobre as diferentes áreas relacionadas ao tema (meio ambiente, ecologia, biologia, geografia, educação, pedagogia, cultura, socioeconomia, políticas públicas, legislação, mitos e crenças, dentre outras). | Organizadores: Marcelo A. A. Pinheiro e Ana Carolina B. Talamoni. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Instituto de Biociências (IB), Câmpus do Litoral Paulista (CLP).
| https://drive.google.com/file/d/1SgAV47sNjJhW82AJrMnDNCQfnlNmHXa4/view?usp=sharing
|
Lista de recursos pedagógicos digitais para serem utilizados com apoio de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC - computadores, celulares ou tablets) | Métodos e Recursos Pedagógicos para Ensino Remoto; Apoio de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC-computadores, celulares ou tablets) | Descrição de alguns programas e plataformas digitais que permitem a criação de estratégias e recursos didáticos com uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, como computadores, tablets e celulares. Podem ser muito úteis para o ensino remoto, híbrido ou mesmo complementar ao ensino presencial. A ideia é descrever alguns programas para o(a) professor(a) conhecer e utilizar, caso avalie como adequado para seu objetivo pedagógico. | Licenciandos Felipe Lima, Ingrid Diniz, Livia Carvalho, Lucas Campello, Natalia Barros e Raquel Queiroz com orientação da professora Maria Matos. (UFRJ) | https://drive.google.com/file/d/1uWrdlm5kcagRop7QQLfb4ORqHy92U2Bt/view?usp=sharing
|
Reportagem- Breve história de medo e desinformação: os movimentos anti-vacina | Movimentos anti-vacina; Vacina | Reportagem que aborda a história dos movimentos anti-vacina desde o século XVIII até os dias atuais. O material é voltado para anos finais do ensino fundamental e ensino médio. | Reportagem produzida pelo Espaço Ciência Viva | http://cienciaviva.org.br/index.php/2020/04/05/breve-historia-do-movimento-anti-vacina/
|
Pesquisa sobre museus e espaços virtuais de aprendizagem
Atividades
Tabela com a relação dos museus, plataformas e os links | Museus e Espaços Virtuais de Aprendizagem
Materiais, plataformas e recursos virtuais para a realização de atividades síncronas e assíncronas no ensino remoto
| Este material possui o objetivo de auxiliar o ensino remoto pesquisando materiais, museus, plataformas e recursos virtuais que permitam a realização de atividades síncronas e assíncronas de forma remota e que ao mesmo tempo despertam o interesse dos alunos. Constam neste arquivo os recursos pesquisados, algumas atividades e também uma tabela com a relação dos museus, plataformas e os links de forma mais simplificada. | Licenciandos Luísa Ferrer, Matheus Domingues, Matheus Favrat, Tabata Zanesco e Leticia Teles orientados pela professora Natalia Rios (UFRJ) | https://drive.google.com/file/d/1GYARlMsaD9A0HlQ9Oxtrj2QRrk9MM4EW/view?usp=sharing
|
E-book | Práticas educativas; Ensino de Ciências; estratégias de ensino e aprendizagem; processos pedagógicos. | O e-book se trata de uma mostra de produções do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PPECN) da UFF. São 13 capítulos que abordam temas relativos a processos pedagógicos e/ou estratégias de ensino e aprendizagem de diferentes conceitos científicos. Com autoria de diversos docentes de universidades públicas em parceria com docentes da educação básica, a coletânea contribui para uma formação reflexiva e crítica, apoiada em perspectivas atuais da área de pesquisa e produções no ensino de Ciências | Maria Bernadete Pinto dos Santos
(UFF) Florence Moellmann Cordeiro de Farias (UFF)
Joana Guilares de Aguiar (UFF) | https://drive.google.com/file/d/1RGZDQFpLU2QIsWBPmdI95K4qM0mxnJvR/view?usp=share_link
|
Oficina Pedagógica | Preparos culinários; receitas; alimentação. | Slides com materiais e atividades, além de um pdf contendo receitas de preparos culinários (suco, pão de queijo e cajuzinho) que possuem como objetivo trabalhar com biodiversidade e alimentação na escola. | Grupo Compartilhando Boas Práticas de Ensino de Ciências e Biologia entre Escolas Públicas (UFRJ) | Slides da Oficina: https://drive.google.com/file/d/1ZMdzy4Mi94Jv69CKN3wQ4gpjp3UHN22E/view?usp=sharing Receitas da Oficina: https://drive.google.com/file/d/1I5oKx14dFUIX4WTfICIFgAJcTptCGgpR/view?usp=sharing
|
Artigo | Raça; cotas raciais; variabilidade genética; relações étnico-raciais | Implementadas a partir de 2002 em diversas universidades públicas, as cotas para negros e indígenas têm, portanto, grande significado político-social, uma vez que representam o reconhecimento do racismo e das desigualdades sociorraciais como aspectos estruturais da sociedade brasileira. Fazendo um estudo sobre genética, conceito de raça e direitos humanos numa abordagem pedagógica | Claudia Sepulveda; Diego de Brito Lima; Mariléa Gonçalves Ribeiro; Juan Manuel Sánchez Arteaga
|
Apresentação do artigo: https://drive.google.com/drive/u/3/folders/1vHH9olVwTndZVQIBNHykH1WbZxBLc54y
|
Lista de Links | Racismo Ambiental; Relações Étnico-Raciais | Lista de Links de artigos, livros, podcasts, revistas de divulgação científica etc. dentro do tema do Racismo Ambiental | Gabriela Silva Trindade - professora de Ciências e Biologia | https://docs.google.com/document/d/1MWNNLWYYGxQQPr4qRq1iolR_am7PSPpt/edit?usp=drive_link&ouid=102350584288151233317&rtpof=true&sd=true |
E-book | Receitas; preparos culinários; alimentação. | A AS-PTA (Agricultura Familiar e Agroecologia) organizou e sistematizou um e-book que agrupa as receitas produzidas pelo Empório da Chaya, um coletivo de mulheres agricultoras que se reuniram na luta pela terra e pela necessidade de geração de renda e autonomia. As agricultoras conheceram a chaya na organização comunitária Verdejar Socioambiental em 2014 e, com a estaca da planta na mão que receberam de presente durante a visita, voltaram para o acampamento e começaram seu cultivo, o que transformou a história do coletivo. Atualmente as mulheres se organizam no sítio Recanto do Sabiá, em Paracambi, e, além de oferecerem 13 produtos, também estão cultivando Chaya, criando receitas e novos produtos para o Empório da Chaya.
| E-book organizado pelo AS-PTA (Agricultura Familiar e Agroecologia) com as receitas produzidas pelo Empório da Chaya, um coletivo de mulheres agricultoras. | https://drive.google.com/file/d/1apd6_XOg-5O_9k-oZuhHcjKxM1cbNfJC/view?usp=sharing
|
Artigo | Relações Étnico-raciais na Educação | Uma proposta teórico-metodológica para desconstrução de estereótipos nos Estudos Étnico-raciais na Educação de Ciências e Biologia
| Artigo produzido por Douglas Verrangia, publicado na Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia – SBEnBio, - ISSN: 2763-8898 - vol.15, nesp2, p. 492-512, 2022 | PDF: https://drive.google.com/file/d/1sm1U8WzkobIVoPxd2hdTMQX8c9oU2NWn/view?usp=sharing
Apresentação: https://drive.google.com/file/d/1_4ak2ArArD7LikYMGj5f8PwILkW3DoOa/view?usp=drive_link
|
Livro: O seu Incrível Sistema Imune | Sistema Imunológico | O material é voltado para o ensino de imunologia na educação básica (anos finais do ensino fundamental e ensino médio) e tem o objetivo de tornar a imunologia acessível ao público, ajudando-os a entender melhor como o sistema imune funciona. | Livro produzido pela Sociedade Japonesa de Imunologia (JSI) e traduzido por João Paulo M do Carmo (PhD) | https://drive.google.com/file/d/15N_ss1OLiX5j-yqvgKjl5SgXXgvkMLrG/view?usp=sharing
|
Livro paradidático: Explorando o Sistema Imunológico | Sistema Imunológico | Material sobre sistema imunológico construído com base nos princípios da teoria cognitiva da aprendizagem multimídia. O material foi produzido de forma contextualizada, com figuras e linguagem que buscam chamar a atenção dos estudantes e motivá-los para a leitura. | Produzido por Camila Lopes e Fernando Amaral (PUC minas) | https://drive.google.com/file/d/1JxUROKSR2XMYzK7XfN4kD70GD6PlYc2_/view?usp=sharing
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário